Episode Transcript
[00:00:00] Speaker A: As famílias enfrentam hoje uma infinidade de desafios que afetam seu bem-estar e estabilidade.
Do abuso e do vício aos problemas de comunicação e ao divórcio, a família moderna enfrenta vários obstáculos.
[00:00:17] Speaker B: O estresse financeiro, as condições de saúde e os conflitos internos prejudicam ainda mais os laços familiares.
A crescente prevalência do divórcio e do novo casamento, juntamente com as pressões sociais, aumentam a complexidade da dinâmica familiar.
[00:00:36] Speaker A: Além disso, equilibrar a vida profissional e doméstica, tomar decisões sobre os pais e resolver discussões constantes são lutas comuns.
[00:00:48] Speaker B: No programa de hoje, refletiremos em elementos que proporcionam esperança para as famílias e que auxiliarão famílias a serem mais saudáveis e felizes.
[00:01:01] Speaker A: Se você ainda não tem o guia de estudo do programa de hoje, escaneie o QR Code que aparece aí na sua tela ou visite o nosso website, estáescrito.ca. O Está Escrito Canadá começa agora!
[00:01:57] Speaker B: Alguns de nós podemos sentir uma sensação agradável de ternura ao pensar em família.
[00:02:04] Speaker A: Outros podem suspirar profundamente com pesar e dor.
[00:02:09] Speaker B: Qualquer que seja o seu sentimento quanto à família, lembre-se de que sempre há esperança para famílias e relacionamentos.
A realidade é que não existe família perfeita.
[00:02:23] Speaker A: Se existe alguma família que pense que é perfeita, ela provavelmente viveu uma ilusão, negando ou estando cega quanto ao seu real estado e os desafios de suas dinâmicas familiares.
Porém, mesmo não havendo famílias perfeitas, podem existir famílias saudáveis.
Tais famílias podem ser entendidas de tal maneira, sendo saudáveis, porque vivenciam de forma construtiva algumas características fundamentais da dinâmica familiar.
[00:02:59] Speaker B: Famílias saudáveis cumprem, de forma positiva, funções básicas da família.
Famílias saudáveis são famílias funcionais.
Contudo, cada família vive em si um grau de disfunção e tem os seus desafios.
[00:03:17] Speaker A: Na verdade, eu tenho a certeza de que somos todos indivíduos disfuncionais, que viemos de famílias com dinâmicas disfuncionais e que iremos produzir algum nível de disfunção na família que construímos.
A questão, então, não está ligada à existência das disfuncionalidades, mas sim o que fazemos com elas.
[00:03:42] Speaker B: Antes de discutirmos as funções básicas de uma família e como tais papéis podem ser melhorados na dinâmica familiar, quero apresentar a razão pela qual acredito haver esperança para a sua e para a minha família.
Numa cosmovisão bíblica, a família surge na narrativa da criação.
A Bíblia descreve da seguinte maneira o final da semana da criação.
Então Deus olhou para tudo o que havia feito e viu que era muito bom.
[00:04:15] Speaker A: Na teologia da criação, tudo que sai da mão de Deus é bom, é muito bom.
Sendo assim, se há algo que não é bom em sua vida, se existe uma disfunção em sua família, tal realidade não provém das mãos de Deus, porque tudo que emana de Deus é santo, perfeito, justo e bom.
A realidade é que a primeira unidade familiar do Éden vivia de forma plena, satisfatória e muito feliz.
As dinâmicas familiares eram perfeitas e todas as funções e necessidades familiares eram completamente supridas.
[00:04:59] Speaker B: Em outras palavras, família era tudo de bom.
Bem, eu gostaria muito que a minha família pudesse vivenciar tal realidade.
E posso imaginar que você que está conectado conosco neste exato momento, gostaria de ter uma família como o primeiro núcleo familiar do Eden.
Mas por que essa não é a realidade que vivenciamos em nossa família hoje?
[00:05:23] Speaker A: Infelizmente, devido à desobediência e rebelião do primeiro núcleo familiar contra o seu Criador, conforme lemos em Gênesis 3, a humanidade foi conduzida à realidade do pecado, que é a raiz de todos os problemas neste mundo e de todas as disfuncionalidades familiares e de cada adversidade.
A queda foi o começo de todo o desafio humano, incluindo as atribulações familiares.
[00:05:52] Speaker B: Tais problemas e desfuncionalidades só se agravaram e multiplicaram no decorrer dos séculos.
Se a família surge no contexto da teologia da criação, podemos dizer que as desfuncionalidades familiares emergem daquilo que podemos caracterizar como a teologia da queda.
Mas devido ao imensurável amor de Deus, a Bíblia nos apresenta a teologia da redenção.
Esta verdade bíblica expressa a possível transformação da humanidade, criada à imagem de Deus, mas agora caída, danificada e alienada numa nova criação.
[00:06:35] Speaker A: A redenção apresenta a esperança para as famílias, assim que a disfuncionalidade, ou melhor dizendo, o pecado, foi introduzido à realidade humana, Deus apresentou à primeira família a promessa da redenção de todas as famílias, através daquele que nasceria de uma família disfuncional, mas que em nenhum momento apresentaria qualquer traço de disfuncionalidade.
[00:07:04] Speaker B: Através do sacrifício perfeito, do prometido de Deus, todas as famílias teriam esperança de redenção, de salvação.
Sendo assim, Rebeca, existe esperança para as famílias.
Em meio à desfuncionalidade da sua e da minha família, existe esperança.
Em Cristo Jesus há amor e esperança para a família e para cada um de seus membros.
Quaisquer que sejam as impossibilidades que você vive em si e com a sua família, Jesus está ao seu lado e nada é impossível para ele.
[00:07:45] Speaker A: Já que temos a certeza da possibilidade de redenção das famílias, vamos tratar instantes sobre quais seriam algumas das funções básicas das famílias e como tais papéis podem ser aperfeiçoados na dinâmica familiar.
Abordaremos como podemos permitir que Jesus possa transformar a desfuncionalidade familiar em funcionalidade para que possamos vivenciar uma família mais saudável e mais feliz.
[00:08:15] Speaker C: Apresentamos a você uma família mais feliz. Um estudo interativo gratuito e online projetado para transformar o seu lar e trazer mais felicidade para a sua família. Embarque nessa jornada emocionante, onde a felicidade familiar é o foco principal. Você terá acesso a estudos envolventes sobre a Bíblia, saúde mental e dinâmicas familiares, tudo no seu ritmo, onde e quando quiser. A resolução de conflitos é uma parte vital deste programa, proporcionando estratégias práticas para superar desafios e construir relacionamentos sólidos. E o melhor de tudo, é completamente gratuito. Queremos que todas as famílias tenham acesso a este recurso enriquecedor. Não deixe passar a chance de tornar a sua família mais feliz e unida. Inscreva-se agora em Uma Família Mais Feliz e comece a transformação.
[00:09:25] Speaker B: Sejam bem-vindos ao Está Escrito Canadá!
Hoje estamos estudando sobre a certeza de esperança para as famílias.
Tal certeza nasce da realidade da redenção em Cristo Jesus, que foi uma resposta divina à queda da humanidade e ao surgimento das desfuncionalidades familiares.
Para que uma família possa se aproximar mais do plano original de Deus para sua existência, pelo menos quatro funções básicas precisam ser evidentes e estar em contínuo processo de aperfeiçoamento.
[00:10:08] Speaker A: O primeiro papel elementar de uma família é a função de proteção.
O núcleo familiar tem a função primária de salvaguardar a existência e o bem-estar de seus membros.
A família existe primordialmente para proteger e prover as carências elementares de cada membro familiar, sejam essas necessidades físicas, emocionais, sociais, intelectuais e espirituais.
a família existe para proteger.
Mesmo sendo esse aspecto proteccionista mais perceptível quando se trata de recém-nascidos ou crianças, que sem intervenção de um adulto ou de alguém mais maduro não conseguiriam sobreviver, todos, a despeito da idade, função ou gênero, carecem do cuidado e proteção da família para a sobrevivência e desenvolvimento harmonioso.
Quando a família não é capaz de prover a proteção básica, por exemplo, as necessidades físicas de um filho, como comida ou vestimenta, ou até mesmo as carências emocionais de um cônjuge, como palavras de afirmação ou toque, quando existe a escassez da proteção básica, tais membros começam a vivenciar as disfunções familiares e também as suas consequências.
[00:11:32] Speaker B: Tal realidade se agrava quando um dos membros da família não somente é incapaz de prover a proteção alimentar, mas se torna a própria ameaça à segurança e o bem-estar do outro membro.
É a esposa que constantemente critica o seu cônjuge.
É o pai que desproporcionalmente agride fisicamente seu filho.
São os idosos que constantemente são constrangidos pelos seus netos.
Tais exemplos descrevem alguém que deixa de lado o seu papel de protetor e assume o papel de abusador, seja ele físico, mental, social, emocional ou espiritual.
A Bíblia diz que aqueles que não cuidam dos seus, especialmente da sua própria família, negaram a fé e são piores que os descrentes.
[00:12:30] Speaker A: Deus convida todos nós a descansarmos na sua proteção e seguirmos o seu exemplo de protetor que enviou seu único filho para morrer em nosso lugar, para que pudéssemos nos proteger da morte eterna.
O segundo papel elementar de uma família é a função de modelação.
O ser humano, por natureza, absorve novos comportamentos, seja na forma de falar, pensar e agir, ou por meio da observação e imitação de comportamentos alheios.
aprendemos observando outras pessoas. Sendo assim, os membros mais experientes de uma família nuclear ou família extensa funcionam como modelos para os membros mais jovens.
Os mais novos aprendem a como viver com os mais maduros.
[00:13:23] Speaker B: Você já reparou como as crianças tendem a imitar as ações e gostos dos pais por meio da fala e gestos dentro e fora de casa?
Alguns estudiosos apontam que a forma de aprendizado mais efetiva em crianças até os nove anos não é a argumentativa, mas sim exemplar.
De certo modo, podemos usar as palavras do filósofo americano Ralph Elmerson para reafirmar que o comportamento é mais impactante na modelação do que palavras.
Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.
[00:14:06] Speaker A: No contexto familiar, uma das funções mais importantes é a da modelação.
Precisamos estar a par da nossa responsabilidade e influência.
Através do nosso exemplo, podemos cultivar nos membros da família, dentre tantos outros aspectos da vida, a bondade.
o carinho, a tolerância, a cortesia, a paciência, o perdão, a resiliência, a comunicação aberta e franca e como navegar conflitos de forma saudável e eficiente.
Contudo, se você estiver sendo o modelo errado, você estará não só colocando os outros membros em risco, mas perpetuando um traço negativo em sua família.
[00:14:52] Speaker B: Uma mãe indiferente ou um pai alcoólatra constitui um padrão difícil de ser quebrado por uma criança.
[00:14:59] Speaker A: Quando gritos emergem durante tensões familiares, há uma grande probabilidade que a perda do controle emocional seja a maneira empregada por outros membros da família ao lidarem situações de controvérsia.
[00:15:13] Speaker B: A Bíblia diz, porque eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso que visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.
Esse texto não necessariamente implica que Deus puniu os filhos pelos pecados dos pais ou ancestrais.
mas que Deus tem que lidar com os mesmos problemas de comportamento que estão presentes em várias gerações. Tais deficiências de caráter e conduta são evidentes e transmitidas de pais para filhos.
A despeito dessa modelação negativa, o próprio Deus afirma, mas demonstra amor por até mil gerações.
[00:16:05] Speaker A: A graça de Deus para a família e para cada um de nós vai muito além do domínio dos traços hereditários negativos.
Deus vai atuar de tal forma que a herança de traços negativos transmitidas de pais para filhos possa ser quebrada e não perpetue.
Já a terceira função familiar essencial é a de desenvolvimento.
Como já vimos, as famílias são responsáveis em proteger e modelar.
Contudo, as famílias não devem funcionar apenas como casulos protetores ou referências comportamentais para as diversas situações da vida.
[00:16:45] Speaker B: A família deve ser um local de desenvolvimento, visando a maturidade dos seus membros.
Vamos tratar mais profundamente da função de desenvolvimento em alguns instantes.
[00:17:00] Speaker C: Famílias de diferentes culturas enfrentando desafios singulares como saudade, educação dos filhos na nova cultura, tempo para o cônjuge e a navegação entre valores de diferentes origens. Você não está sozinho. O Ministério Está Escrito está aqui para oferecer suporte a você e sua família. E para suprir suas necessidades, estamos apresentando o Encontro de Famílias do Está Escrito Canadá. De 18 a 20 de outubro, em Ontário, venha participar de um evento especial. Palestras inspiradoras para casais, diversão para toda a família e, é claro, tempo para descanso e aprendizado para todos. Este é um momento único para encontrar Deus, fortalecer seus laços familiares e fazer novos amigos que entendem as mesmas lutas e vitórias que vocês enfrentam. Vagas no hotel são limitadas, então garanta seu lugar nesse encontro especial. Não perca essa oportunidade única de fortalecer sua família e encontrar apoio em meio a outros que compartilham da mesma jornada. Junte-se a nós de 18 a 20 de outubro. Está escrito Canadá. Porque sua família merece o melhor.
[00:18:27] Speaker A: Que bom que você continua conosco!
Estamos estudando no programa de hoje 4 funções elementares de uma família.
E além das funções de proteção e modelagem, a família exerce a função de desenvolvimento. O ambiente familiar deve ser um local onde cada membro possa ser encorajado a se desenvolver emocionalmente, fisicamente, socialmente, intelectualmente e espiritualmente.
[00:18:57] Speaker B: Para o desenvolvimento integral deve visar uma maturidade que pode se manifestar através da capacidade de uma autorregulagem equilibrada e saudável.
[00:19:11] Speaker A: Através de tal maturidade, um indivíduo é capaz de entender o porquê de estar agindo de determinada maneira, de compreender as consequências negativas ou positivas de seu comportamento a curto ou longo prazo, de ter equilíbrio diante de situações adversas e discernimento de tomar decisões sensatas para ajustar o rumo da sua jornada.
[00:19:36] Speaker B: Contudo, é triste ver como algumas pessoas não conseguem ou até mesmo não sabem o que pensar e agir quando estão fora de seus ambientes familiares. Estas pessoas talvez precisem de anos de terapia emocional e espiritual para desfazer os danos causados por uma família bem-intencionada que não conseguiu ensinar uma criança como funcionar sem o apoio arbitrário da mãe e do pai e de outras figuras parentais. Seguindo o exemplo de maturação do menino Jesus, precisamos facilitar que cada membro da família possa ter a oportunidade de se desenvolver em sabedoria, em estatura e no favor de Deus e das pessoas.
[00:20:32] Speaker A: E o que fazer quando tais funções familiares rudimentares não estão presentes ou não se manifestam um grau satisfatório para vivenciar uma família saudável?
O que é necessário quando falhamos em nossas funções de proteção, modelagem ou desenvolvimento?
É certo, não importando a família, que não conseguiremos prover apropriadamente tais funções básicas familiares.
e que os seres humanos demonstraram a capacidade de sobreviver e até mesmo de prosperar nos ambientes mais inóspitos e nas condições mais horríveis.
Contudo, para que a família possa ser saudável, sendo um local de proteção, modelação e desenvolvimento, e que indivíduos encontrem um ambiente favorável ao desenvolvimento e maturação, a família requer uma quarta função básica, a transformacional.
[00:21:31] Speaker B: Uma família transformacional irá promover um ambiente de confiança, graça, humildade, responsabilidade e afirmação.
Uma família que vivencia a função transformacional irá cultivar valores e princípios do reino de Deus.
[00:21:53] Speaker A: Já uma atmosfera familiar não transformacional irá operar a base da suspeita, crítica, orgulho, egocentrismo e competição.
Tais características são altamente disfuncionais, destrutivas e prejudiciais para um ambiente familiar saudável e funcional.
[00:22:16] Speaker B: Contudo, Quando os valores transformacionais são evidenciados e cultivados, quando a confiança, graça, humildade, responsabilidade e afirmação encontram um ecossistema para florescer, a família vivencia as condições necessárias para a transformação de seus membros e das dinâmicas familiares.
[00:22:44] Speaker A: Através de tal esfera transformacional, há esperança para as famílias que não vivenciam em sua potencialidade os fatores de proteção, modelação e desenvolvimento.
[00:22:58] Speaker B: A realidade é que famílias transformacionais são uma realidade somente através de Cristo Jesus.
[00:23:09] Speaker A: Hoje temos a grata alegria de ter conosco a família Lima, Gostaria de perguntar para Renata e Wendo, o que vocês fazem para cultivar um ambiente transformacional?
[00:23:22] Speaker D: Olha, isso sempre foi uma prioridade para a gente, desde que nos tornamos pais, porque nós entendemos a responsabilidade de criar filhos, não para o mundo, mas para Deus, porque eles são como um empréstimo para nós, a gente sempre viu isso.
Assim, nós muitas vezes falhamos em conseguir alcançar esse objetivo todos os dias.
[00:23:52] Speaker A: Mas tem alguma parte mais transformacional que vocês vivenciam como casal que você gostaria de compartilhar, Wendel, Renata, sobre como que vocês vivenciam isso no casamento de vocês?
[00:24:01] Speaker E: A gente tem uma vivência grande já, né? São 10 anos de casamento, mas alguns bons anos de namoro que a gente teve antes do casamento.
A questão da comunicação, da conversa É.
[00:24:18] Speaker D: Muito difícil a gente manter a união familiar Não é uma coisa fácil, não é uma tarefa simples pra nós Mas somente com Deus mesmo, com o nosso relacionamento Quando nós estamos alinhados com Deus, nós conseguimos nos alinhar entre nós E.
[00:24:38] Speaker E: É uma entrega, é uma escolha, uma decisão que você tem que fazer todos.
[00:24:43] Speaker D: Os dias.
[00:24:46] Speaker B: Muito obrigado Renata e Wendel por sua participação.
Eu oro para que Deus se manifeste e que as famílias que nos acompanham possam se tornar famílias transformacionais através de Cristo Jesus.
Vamos orar? Eterno Pai de amor, nos conceda a sua bênção, graça e proteção para nossa família.
Nos dê força para superar os desafios e sabedoria para valorizar uns aos outros.
Que o nosso lar seja repleto de paz, amor e compreensão.
Nos ajude a apoiar e elevar uns aos outros em momentos difíceis.
Oramos pela cura de quaisquer relacionamentos rompidos e para que a unidade prevaleça.
nos guie para sermos humildes, pacientes e amorosos em nossas interações.
Abençoe cada membro de nossa família e encha nossos corações com alegria e gratidão.
Que os nossos lares possam ser locais de transformação.
Em nome de Jesus que oramos, amém.
[00:26:11] Speaker E: E aí.
[00:26:14] Speaker C: Apresentamos a você uma família mais feliz. Um estudo interativo gratuito e online, projetado para transformar o seu lar e trazer mais felicidade para a sua família. Embarque nessa jornada emocionante, onde a felicidade familiar é o foco principal. Você terá acesso a estudos envolventes sobre a Bíblia, saúde mental e dinâmicas familiares, tudo no seu ritmo, onde e quando quiser. A resolução de conflitos é uma parte vital deste programa, proporcionando estratégias práticas para superar desafios e construir relacionamentos sólidos. E o melhor de tudo, é completamente gratuito. Queremos que todas as famílias tenham acesso a este recurso enriquecedor. Não deixe passar a chance de tornar a sua família mais feliz e unida. Inscreva-se agora em Uma Família Mais Feliz e comece a transformação.
[00:27:16] Speaker B: Obrigado por acompanhar e apoiar o Está Escrito Canadá.
[00:27:20] Speaker A: Conecte-se conosco através das nossas mídias sociais.
[00:27:25] Speaker B: Pela graça de Deus, nos encontraremos no próximo episódio para refletirmos em mais alguns aspectos cruciais para uma família saudável.
[00:27:35] Speaker A: E até lá, lembre-se, Está Escrito, uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus.