Episode Transcript
[00:00:00] Speaker A: Do lado de fora da estação ferroviária de Shibuya, em Tóquio, há uma estátua em homenagem a um cachorro Akita chamado Hachiko.
Hachiko era o animal de estimação de um professor universitário que usava a estação ferroviária diariamente.
O cão acompanhava o professor todas as manhãs até a estação e voltava à estação todas as tardes no horário do trem que trazia o seu dono de volta.
[00:00:29] Speaker B: Um dia, o professor não voltou à estação ferroviária.
Infelizmente, ele morreu no trabalho.
Mas durante o resto de sua vida, mais de nove anos, Hachiko apareceu no mesmo horário do Trem da Tarde.
Dia após dia, independentemente do tempo, o cão esperava fielmente pelo regresso do seu dono.
A estátua de Hachiko é um símbolo de fidelidade, paciência e persistência do amor.
Do amor de um cão por seu dono.
Hoje continuaremos a nossa jornada sobre as facetas do amor, refletindo sobre a capacidade do amor de tudo suportar.
Tenha em mãos o seu guia de estudo do episódio de hoje, escaneando o QR Code que aparece para você agora ou visitando o nosso website estáescrito.ca.
Começa agora o Está Escrito Canabá!
[00:02:05] Speaker A: Em nossos últimos encontros, temos refletido em 1 Coríntios 13, 7, onde diz que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
O verdadeiro amor não conhece limites, não há nada que o amor não possa enfrentar.
O amor nunca se cansa de apoiar, nunca perde a fé, nunca esgota a esperança, nunca desiste.
[00:02:32] Speaker B: Hoje, refletiremos na última parte do verso, o amor tudo suporta.
Mas antes de mergulharmos a fundo nessa faceta do amor, vamos rever rapidamente aquilo que já aprendemos até agora.
Caso você deseje refletir mais detalhadamente em cada um dos aspectos que mencionaremos nesta breve recapitulação, convidamos você a visitar o nosso website estáescrito.ca ou nosso canal do YouTube para assistir os episódios anteriores dessa série, onde tratamos individualmente cada elemento do amor de 1 Coríntios 13, 7. Temos um episódio sobre o amor que tudo sofre, um episódio sobre o amor que tudo crê e outro episódio sobre o amor que tudo suporta.
Ao refletirmos no sentido original da palavra que denota a ideia que amor tudo sofre, vimos que o amor verdadeiro serve como uma proteção para a pessoa amada. A frase tudo suporta poderia ser traduzida o amor protege, guarda, cobre, oculta, salvaguarda e funciona como um escudo.
[00:03:46] Speaker A: Como o telhado de uma casa, o amor verdadeiro é uma cobertura para proteger a pessoa amada das tempestades e intempéries da vida.
Em vez de expor você e suas falhas à visão dos outros, uma pessoa que opera nesse tipo de amor irá esconder, cobrir e proteger você.
Pois o verdadeiro amor, o amor ágape, está sempre presente em momentos de dificuldade para dar apoio.
Vimos que a maior evidência do amor que tudo sofre ocorreu na demonstração do amor de Deus por você e por mim.
Através do sacrifício de Cristo Jesus, Deus cobriu a nossa pecaminosidade e criou um refúgio para que não fôssemos atingidos pela consequência do pecado que é a morte eterna.
ao contrário da alienação eterna, fomos reconciliados com Deus e temos a esperança de vida eternal.
[00:04:48] Speaker B: Já na nossa reflexão sobre o amor que tudo crê, vimos que o amor não é ingênuo, crédulo ou cego.
Pelo contrário, O amor verdadeiro é capaz de ver tudo, o bom e o ruim, aquilo que é belo e feio, o que é aprazível e o que é detestável.
Contudo, a certeza que Deus está sempre atuando e que Ele é capaz de fazer a diferença, de operar o milagre, de realizar a transformação, leva o amor a manter uma confiança constante e contínua em algo ou alguém.
envolvendo um tipo de crença de nunca desistir, de que algo resultará no melhor. A logisto, a frase grega, o amor tudo crê, poderia realmente ser entendida como que o amor acredita no melhor em cada situação.
O amor avança com todas as suas forças, acreditando no melhor em cada situação.
Portanto, o amor ágapi avança continuamente cheio de fé, avançando pela fé para ver a pessoa amada inteira, sã, curada, salva, redimida e vivenciando a vontade de Deus para sua vida.
Veja, o amor ágapi de Deus simplesmente não sabe como desistir.
Ele persiste mesmo quando as coisas ficam difíceis.
eles simplesmente continuam acreditando no melhor, não importa o que aconteça.
[00:06:20] Speaker A: Entendemos que a maior demonstração de amor que tudo crê, se materializou na vida, ministério e sacrifício de Cristo Jesus. A despeito do pecado e todos os seus terríveis efeitos, Deus teve fé, creu que a humanidade não era um caso perdido e enviou o seu único filho a esse mundo.
através do infinito amor e graça de Deus por mim e por você, Cristo entregou sua vida em uma rude cruz para que houvesse redenção para o maior de todos os pecadores. Você não é um caso perdido.
Eu não sou um caso perdido, porque Deus acreditou em nós e venceu a morte através da ressurreição de Cristo Jesus.
Em continuação e expansão do amor que tudo crê, Paulo diz que o amor tudo espera.
A palavra grega para esperar é o piso, que representa não apenas uma esperança, mas uma expectativa de coisas boas.
Isso significa que em vez de assumir o fracasso ou o mau resultado na vida de alguém, o amor agape.
Continua confiando na intervenção divina.
Ele está cheio de expectativa para ver a manifestação daquilo que espera.
A frase, o amor tudo espera, poderia ser entendida como o amor sempre espera e antecipa o melhor nos outros e melhor para os outros.
A maior realização do amor que tudo espera é o amor de Deus, que é capaz de tudo esperar.
[00:08:10] Speaker B: Deus espera ansiosamente para que você e eu aceitemos o seu amor demonstrado na cruz de Cristo.
Deus aguarda o momento em que você se entregará completamente para Ele realizar a transformação necessária em sua vida.
Ele anseia pelo momento que enxugará dos olhos todas as lágrimas e viverá conosco para sempre em uma terra renovada.
Deus ameja e antecipa o melhor para você e para mim.
Em instantes, voltaremos para analisarmos a última faceta do amor de 1 Coríntios 13, 7. O amor tudo suporta.
[00:08:49] Speaker C: Famílias de diferentes culturas enfrentando desafios singulares como saudade, educação dos filhos na nova cultura, tempo para o cônjuge e a navegação entre valores de diferentes origens. Você não está sozinho. O Ministério Está Escrito está aqui para oferecer suporte a você e sua família. E para suprir suas necessidades, estamos apresentando o Encontro de Famílias do Está Escrito Canadá. De 18 a 20 de outubro, em Ontário, venha participar de um evento especial. Palestras inspiradoras para casais, diversão para toda a família e, é claro, tempo para descanso e aprendizado para todos. Este é um momento único para encontrar Deus, fortalecer seus laços familiares e fazer novos amigos que entendem as mesmas lutas e vitórias que vocês enfrentam. Vagas no hotel são limitadas, então garanta seu lugar nesse encontro especial. Não perca essa oportunidade única de fortalecer sua família e encontrar apoio em meio a outros que compartilham da mesma jornada. Junte-se a nós de 18 a 20 de outubro. Está escrito Canadá. Porque sua família merece o melhor.
[00:10:16] Speaker B: Seja bem-vindo ao Está Escrito Canadá. Hoje estamos concluindo a nossa série de reflexões sobre 1 Coríntios 13, 7, onde é apresentado quatro totalidades do amor. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
[00:10:34] Speaker A: Vamos nos deter por alguns instantes sobre o que significa que o amor tudo suporta.
A palavra escolhida pelo apóstolo Paulo para ilustrar a quarta totalidade do amor, e que em português é traduzido como suporta, vem do vocábulo grego upo meno.
De forma simples, upo meno vem da junção de dois radicais gregos, upo, que significa abaixo, e meno, que significa permanecer ou ficar.
Ao juntarmos esses dois radicais e seus conceitos, O pomeno pincela a imagem de uma pessoa que está sobre um fardo pesado, mas se recusa a se render à derrota porque sabe que está no lugar que deveria estar.
Como essa pessoa sabe que está onde deveria se encontrar, ela decide que, independentemente do que vier contra ela, ela permanecerá onde está e se recusará a se mover.
[00:11:40] Speaker B: Isso significa que o amor ágape, o amor verdadeiro, nunca desiste e joga a toalha.
Simplesmente não sabe como parar. Ele persiste, é resistente e resiliente.
O amor verdadeiro diz, estou comprometido em estar aqui, em ficar, resolver isso, independentemente do custo ou do tempo envolvido.
Eu não vou desistir, eu estou aqui para ficar.
Tal faceta do amor, que tudo suporta, contrapõe a realidade da fragilidade da atualidade, onde pessoas ou coisas são descartáveis, passageiras, que a qualquer sombra de dificuldade ou desafio são colocadas de lado, onde há falta de compromisso e estabilidade.
[00:12:26] Speaker A: Por isso, uma tradução contemporânea da frase tudo suporta, Poderia ser a seguinte, o amor nunca foge, nunca se rende e nunca desiste, sabe?
Ao nos aprofundarmos mais no conceito desse amor que tudo suporta, que emana do vocábulo upomeno, entendemos que, em sua essência, só Deus é capaz de cumprir completamente o que se espera dessa faceta do amor.
[00:12:56] Speaker B: Diferentemente da mutabilidade e da transitoriedade de tudo que é terreno e humano, Deus é caracterizado pelo fato de que Ele perdura, é estável, imutável.
Veja como somente Deus reflete em sua totalidade o significado de Upomeno.
Ao nos determos no significado de upomeno, descobrimos que esse vocábulo carrega pelo menos quatro principais ideias e usos.
O primeiro deles se refere em permanecer num lugar, em tardar-se a se mover, algo que não deseja ir embora.
[00:13:39] Speaker A: A Bíblia reflete tal estabilidade divina, apresentando Deus como uma rocha firme.
Ninguém é santo como o Senhor.
Não há outro além de ti, não há rocha como o nosso Deus.
Por ele ser estável e confiável, firme em seus propósitos de nos amar e de estar conosco, podemos encontrar refúgio e salvação em Deus.
O Senhor é a minha rocha, minha fortaleza e meu libertador.
Meu Deus é o meu rochedo, em quem encontro proteção.
Ele é meu escudo, o poder que me salva e o meu lugar seguro.
Já a segunda maneira de uso de Upomenu, apresenta os conceitos de resistir à oposição, de suportar, de permanecer firme, ao invés de vacilar e fugir.
Deus não se amedronta por quaisquer que sejam os desafios.
Ele não foge do campo de batalha, ele não vacila e sempre traz a vitória.
Tal realidade levou o rei Ezequias a declarar, sejam fortes e corajosos, não tenham medo nem desanimem por causa do rei da Síria e de seu exército poderoso, pois um poder muito maior está do nosso lado.
Ele tem um grande exército, Mas são apenas homens. Nós, porém, temos o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e lutar nossas batalhas.
[00:15:11] Speaker B: Cristo Jesus não fugiu do campo de batalha. Ele não vacilou, mesmo enfrentando as terríveis garras do pecado e da morte eterna.
Ele permaneceu firme na Rua de Cruz para nos proporcionar a esperança de que tudo vai terminar bem.
Ele venceu a morte eternal e o pecado, ressuscitando de um túmulo frio no terceiro dia, nos assegurando a vida, a vida eterna.
João, na ilha de Pátimos, ouviu dos próprios lábios de Cristo Jesus, não tenha medo, eu sou o primeiro e o último, sou aquele que vive, estive morto, mas agora vivo para todo sempre e tenho as chaves da morte e do mundo dos mortos.
E porque Jesus venceu a morte, Ele nos convida a não vacilarmos e continuarmos firmes para recebermos a nossa recompensa.
Se você permanecer fiel mesmo diante da morte, eu lhe darei a coroa da vida.
Uma terceira ideia importante sobre o pomeno reflete a imagem de estabilidade, de constância, de imutabilidade, de invariabilidade, contrapondo a imagens de algo volúvel, inconstante, variável, que muda ou move-se.
Deus é categórico em afirmar, eu sou o Senhor e não mudo.
[00:16:38] Speaker A: Já Tiago escreveu, toda dádiva que é boa e perfeita vem do alto, do Pai que criou as luzes no céu.
Nele não há variação nem sombra de mudança.
Sendo Deus constante, as suas promessas são reais para você hoje.
E porque Ele te ama, Ele nunca deixará de te amar.
Não há nada que você venha a fazer que fará que Deus pare de amar você.
Não há nada que você faça ou deixe de fazer que fará Deus amar mais ou menos você.
Ele simplesmente te ama.
O apóstolo Paulo expressou tal verdade da seguinte maneira.
E eu estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os demônios, nem o que existe hoje, nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nada em toda a criação jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
[00:17:44] Speaker B: Já refletimos em três aspectos dessa palavra tão rica, que na sua essência só pode ser uma realidade em Deus.
A quarta e última ideia principal de Upomeno tem a ver com durabilidade, longevidade, permanência, resistência, validade, em contraposição a algo que acaba, perece, murcha, se desfaz.
[00:18:09] Speaker A: Tudo pode passar, mas Deus e a sua Palavra persistirão para sempre.
O profeta Isaías escreveu, o capim seca e as flores murcham, mas a Palavra de nosso Deus permanece para sempre.
E o desejo de Deus é de estar com você para sempre. Por isso Jesus disse, Vou preparar lugar para vocês, e quando tudo estiver pronto, virei buscá-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver.
Deus é até capaz de suportar a dor de ficar longe de você, mas o desejo mais íntimo e puro do coração de Deus é de estar com você para sempre.
Por isso ele enviou Cristo Jesus a essa terra para pagar o preço do pecado e prover a oportunidade para você e para mim de vida eterna. Ele já suportou tudo para garantir a vida eterna.
Não permita que ele suporte a dor de ficar mais um minuto longe de você.
[00:19:16] Speaker B: Mesmo que você vire as suas costas a Deus, Ele não desistirá de você e não se esquecerá de você.
Mesmo que você decida dizer não ao amor de Deus, por toda a eternidade Jesus carregará o seu nome em seu coração e em suas mãos.
Pode a mãe se esquecer do filho que ainda mama?
Pode deixar de sentir amor pelo filho que ela deu à luz?
Mesmo que isso fosse possível, eu não me esqueceria de vocês.
Vejam, escrevi seu nome na palma de minhas mãos.
Aceite o amor de Cristo hoje!
[00:20:15] Speaker D: E aí E aí E aí Lá naquela cruz quando o céu escureceu E o meu Senhor estava a perecer Todo o universo contemplava o Salvador Que entregava sua vida por amor ao pecador Ao sofrer em dor e cruéis acusações O meu mestre sucumbiu em aflições Mas quando seu sangue verteu pra me salvar Eu estava em sua mente E por isso ele venceu Ao entregar o seu espírito Ao perdoar o meu pecar Ressurgiu em glória eterna e está Como quero ouvir a sua voz Que por mim a vida deu Que seus braços estendeu E carregou em si Deus, o Criador, consentiu em entregar O Seu Filho para o mundo resgatar Através da cruz nova chance estendeu De morrermos para o mundo E vivermos para Deus Fomos libertos do mal Fomos libertos da cruz Nova chance, nova vida afinal Se aceitarmos o convite especial Hoje é tempo de entender a morte de Jesus Esse sacrifício foi Como iremos recusar? Quem morreu pra nos salvar E deixou tudo pra nos libertar? Hoje é tempo de entregar o nosso coração estrangeira.
[00:25:08] Speaker B: Oremos. Eterno Pai de amor, somos gratos pelo Seu amor incondicional.
Somos gratos por pensar em cada um de nós naquela rua de cruz.
Somos gratos por nos conceder a oportunidade de vivermos para sempre com o Senhor.
Eu clamo que cada pessoa que escuta a minha voz possa dizer nesse exato momento sim ao amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
Eu oro para que possamos nos entregar completamente aos braços de amor do Pai.
Eu suplico que o Espírito Santo possa trabalhar arduamente na vida daqueles que têm resistido ao sacrifício de Cristo Jesus.
Pai de amor, volte logo.
Queremos estar contigo para sempre.
É no doce nome de Cristo que pedimos todas essas bênçãos.
Amém.
[00:26:07] Speaker A: Cristo morreu, mas Ele ressuscitou ao terceiro dia e Ele está prestes a voltar.
Essa é a nossa esperança.
Aprofunde-se nessa esperança pedindo hoje, agora mesmo, gratuitamente, a revista Por Que Razão Vem o Cristo à Terra.
[00:26:27] Speaker C: Para receber sua oferta gratuita deste programa é fácil.
Acesse nosso website em www.estaiscrito.ca.
Envie um e-mail para info.arroba.estaiscrito.ca.
Outra opção é por telefone.
Ligue para 1-800-717-2973 ou até mesmo enviando uma carta para Box 2010 Oshawa, Ontario L1H 7V4 O amor tudo sofre, tudo.
[00:27:07] Speaker A: Crê, tudo espera e tudo suporta.
Isso quer dizer que o amor protege, guarda, cobre, oculta, salvaguarda a pessoa amada de qualquer ameaça.
O amor avança com todas as suas forças para acreditar no melhor em cada situação.
O amor sempre espera e antecipa o melhor dos outros e o melhor para os outros. O amor nunca desiste, nunca se rende e nunca foge.
[00:27:40] Speaker B: O meu desejo é que você possa vivenciar tal amor em sua vida.
Mas não se esqueça que tal amor é uma realidade em Cristo Jesus.
Se você quer rever esse programa ou essa série completa ou compartilhar com amigos e familiares, visite o nosso website e as nossas plataformas digitais e nos acompanhe em nossas mídias sociais.
[00:28:02] Speaker A: Pela graça de Deus, espero vê-lo, espero vê-la muito em breve.
Até lá, lembre-se, está escrito, uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus.
[00:28:19] Speaker D: E aí E aí.